A América do Norte verá uma expansão sem precedentes da capacidade de fabricação de baterias para veículos elétricos nesta década, a fim de apoiar a próxima mudança maciça em direção aos carros elétricos.
O Escritório de Tecnologias de Veículos do Departamento de Energia (DOE) informa que dentro de aproximadamente dez anos (entre 2021 e 2030), a capacidade total de fabricação de baterias aumentará quase 20 vezes.
De acordo com o Laboratório Nacional de Argonne (ANL), a capacidade de fabricação de baterias da América do Norte em 2021 era de cerca de 55 GWh por ano e tem se mantido estável desde 2018 (51 GWh/ano), quando a Tesla lançou sua Gigafactory em Nevada.
Mas as coisas agora são diferentes, com a ANL indicando 90 GWh/ano em 2022, e esperando 177 GWh/ano este ano. Considerando as plantas de baterias anunciadas nos Estados Unidos, Canadá e México (até novembro de 2022), o volume deve aumentar para 346 GWh/ano em 2024, e exceder 800 GWh/ano em 2025, atingindo quase 998 GWh/ano em 2030.
Esses números poderiam na verdade ser mais altos se alguém anunciasse mais fábricas de baterias na América do Norte.
O crescimento de 55 GWh/ano em 2021 para quase 1.000 GWh/ano (ou 1 TWh) em 2030 é bastante surpreendente. De acordo com a reportagem, até 2030, a indústria deverá ser capaz de apoiar baterias para 10-13 milhões de veículos totalmente elétricos anualmente (assumindo uma média de 77-100 kWh por veículo).
As novas fábricas de baterias geralmente estão localizadas relativamente próximas às linhas de montagem de veículos para simplificar a logística e reduzir os custos.
A maioria das fábricas de baterias planejadas nos EUA está concentrada ao longo de uma faixa norte-sul, de Michigan ao Alabama. O relatório observa que o maior crescimento da capacidade de fabricação de baterias (com base nos planos anunciados), será no Kentucky, Tennessee, Georgia e Michigan.
Capacidade planejada da fábrica de baterias na América do Norte até 2030
Fonte: David Gohlke, Yan Zhou, Xinyi Wu, e Calista Courtney, Argonne National Laboratory, Assessment of Light-Duty Plug-in Electric Vehicles in the United States, 2010-2021, ANL-22/71, 2022.
Fonte: Energy.gov
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